Descubra como o hunting pode ser o caminho para encontrar melhores profissionais para sua empresa

Quando se fala em uma nova vaga de emprego, está no imaginário coletivo a imagem de uma pessoa desempregada, em sua maioria, buscando reinserção no mercado de trabalho. Por sua vez, a empresa que tornou pública a oportunidade, permanece à espera de currículos. Quando finalmente consegue uma base de interessados, inicia a seleção realizando contatos para chegar em um número ideal de pessoas a serem entrevistadas. Em recursos humanos, esse processo é conhecido como search (em tradução livre, busca), ou seja, a parte mais ativa é quem se candidata.

Fica o alerta: Em search, tanto empresa quanto candidato podem sair frustrados caso o perfil desejado para a vaga não esteja bem definido, fazendo com que as duas partes entrem em processos lentos, com inúmeras entrevistas e etapas, sem alcançar o resultado satisfatório.Não estamos aqui para dizer que search é bom ou ruim, mas para apresentar outra possibilidade de recrutamento e seleção, que pode ser mais interessante para a realidade da sua empresa: o hunting.

O que é o processo de hunting?

Se em search a empresa “espera” e o candidato “busca”, em hunting, a empresa “vai atrás” do perfil ideal e analisa perfis para contatá-los em momento estratégico. Ou seja, profissionais entram no processo seletivo sem saber e por isso é recomendável a contratação de uma consultoria especializada (em hunting, que utiliza a mão de obra de headhunters) para traçar o perfil ideal do candidato, analisar e mapear o mercado e profissionais que podem estar ou não empregados.

Hunting é mais assertivo e seguro para a área de tecnologia

Resultados de estudos da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) apontam que até 2024 a carência de profissionais na área de tecnologia será de 290 mil. Como a maioria está contratada, o número de pessoas buscando por emprego não é o suficiente para garantir o preenchimento das vagas.

Como saída, é preciso traçar estratégias para solução do déficit. Enquanto algumas empresas conseguem se estruturar internamente para investir em qualificação de novos especialistas, treinar não é a realidade de tantas outras.

Por que contratar uma consultoria em Hunting para seus processos seletivos?

Contatar diretamente quem está empregado pode deixar a empresa exposta frente ao concorrente. Se a confidencialidade do processo fizer sentido, a consultoria garante que não haja associação direta entre vaga e empresa.

Além do mais, os headhunters fazem com que a oportunidade chegue mais rapidamente em quem tem mais chance de preenchê-la. Para se ter uma ideia, em uma vaga aberta pela manhã é possível que consultores formem uma base de candidatos e no fim do mesmo dia já tenham iniciado contatos. É, portanto, eficiente para a economia de tempo e recursos.

A Virtú Pessoas e Conexões é uma consultoria especializada em encontrar perfis altamente aderentes para trabalhar no desenvolvimento de soluções que sua empresa oferece. Com mais de 15 anos na gestão de Recursos Humanos, a equipe de headhunters da Virtú apoia organizações que buscam mais assertividade no processo seletivo, incentivando para que as empresas sejam atrativas para profissionais. Nossos processos de hunting são construídos, sobretudo, com respeito, gerando impactos positivos tanto para quem nos contrata quanto para quem participa de nossas seleções.

Agora que você já entendeu como o processo de hunting pode ser mais eficiente para sua empresa, se conecte com a gente! Buscamos perfis que façam sentido para sua empresa.

Para melhorias de performance

Gestão de Processos

• Desenvolvimento de habilidades socioemocionais;
• Desenvolvimento de competências;
• Avaliação de desempenho;
• Treinamentos e workshops;
• Preparação para formação de times diversos.

Iniciar conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá! 👋🏼
Caso tenha alguma dúvida, basta nos chamar aqui. 💬