A Virtú – Pessoas e Conexões – é uma consultoria de hunting especializada em tecnologia que nasceu das experiências e vontade de empreender de Bárbara Fialho em 2020. Formada em psicologia, Bárbara atuou durante vários anos como RH interno em empresas de diversos setores.
Com o objetivo de estabelecer conexões saudáveis e sustentáveis entre pessoas candidatas e empresas, sendo a primeira consultoria de hunting de impacto social do Brasil, a Virtú passa hoje por um momento de rebranding e expansão, por isso batemos um papo com Bárbara, fundadora e headhunter, para conhecer um pouco mais da sua trajetória e a forma da Virtú conduzir os processos seletivos.
Como a Virtú surgiu?
Bárbara: Eu me formei em psicologia no ano de 2008, em Belo Horizonte, e a partir daí comecei minha atuação como analista de Recursos Humanos. Dediquei-me ao trabalho e algo que marcava minha atuação nas empresas pelas quais passei era o cuidado para ouvir as pessoas. Atuei durante 9 anos em RH interno, posteriormente me dediquei à docência na Fundação de Educação para o Trabalho do Estado de Minas Gerais, no curso de formação em RH, durante esse tempo surgiu minha vontade de promover o empreendedorismo social. Após essa experiência na formação de novos profissionais para atuar na área de RH, busquei novos desafios na empresa Sólides, na qual conheci a área tecnológica e iniciei minha trajetória nesta nova área. A partir da minha atuação, fui convidada para desenvolver a área de tecnologia de uma das consultorias mais relevantes do mercado em Belo Horizonte à época, a Upside se tornava a primeira consultoria de hunting especializada em tecnologia de Minas Gerais.
Foi aí que me encontrei em algo que realmente gosto de fazer, encontrei na consultoria uma autonomia maior para trabalhar, e também uma forma mais estratégica, olhando com mais atenção os interesses das empresas e das pessoas candidatas. Após trabalhar nessa empresa, continuei como consultora e headhunter até conhecer Veridiana Bicalho, que fundou comigo a Virtú. De uma forma muito orgânica a empresa nasceu e se desenvolveu focando em tecnologia, tendo sempre o desenvolvimento social como objetivo.
E por que você denomina a Virtú como uma consultoria de hunting de impacto social?
Bárbara: Quando pensamos em impacto social, a partir da responsabilidade social, pensamos em fazer do core business da empresa algo que apresente um retorno à sociedade. A Virtú usa a sua experiência como consultoria de hunting para fomentar a contratação de pessoas em situação de vulnerabilidade, desenvolvendo um trabalho de orientação profissional para que essas pessoas estejam capacitadas e aptas para o mercado de trabalho.
Estamos em um momento de rebranding para trazer isso de uma forma mais estruturada e conseguir captar mais parceiros para nossa expansão, porque acreditamos e entendemos que juntos podemos chegar mais longe.
Qual a forma da Virtú conduzir os processos seletivos?
Bárbara: Primeiramente, procuramos entender o que move as pessoas, porque as pessoas movem as empresas. É importante entender o que a empresa que está demandando a vaga quer e espera da pessoa que devo encontrar. A partir deste ponto, buscamos entender a motivação de cada pessoa que faz parte dos nossos processos, para que tenhamos condições de avaliar se o que ela vai encontrar naquele ambiente de trabalho vai de encontro com o que a motiva.
Nosso objetivo é promover conexões entre pessoas e empresas de forma saudável e sustentável. Que a pessoa contratada possa crescer profissionalmente e contribuir para o crescimento da empresa. É um trabalho de muita escuta e empatia, sem estabelecer uma relação de autoridade com a pessoa candidata, afinal, ela é o maior stakeholder que a Virtú tem, então essa relação tem que ser de cordialidade. Houveram várias pessoas que toparam conversar comigo e se abriram para uma vaga pela minha forma de abordagem, que para mim, nada mais é do que ser educada, ética e me colocar em um lugar de escuta.
E qual é o diferencial da Virtú no mercado de hunting?
Bárbara: Como eu disse anteriormente, acho que essa escuta empática da Virtú, tanto para a pessoa candidata quanto para a empresa que contrata é o grande diferencial que temos. Além disso, apresentamos altos índices de eficiência, nossos indicadores de acerto e a precisão do nosso trabalho fazem muita diferença nesse mercado. Principalmente porque trabalhamos com garantia. Essa exatidão é devido ao trabalho de escuta que temos em nossos processos seletivos.
Como você orienta seus clientes para terem processos seletivos que engajam e entendem mais as pessoas?
Bárbara: O primeiro ponto que abordamos com nossos clientes é ter bem definido qual o objetivo estratégico daquela vaga que vamos trabalhar, tem de estar muito claro o objetivo da contratação e principalmente o que a pessoa contratada irá resolver dentro da empresa. Já aconteceu de empresas que me procuraram para fazer uma vaga em um determinado cargo, e quando conversamos entendermos que não é desse tipo de profissional que ela precisa e sim de outro. Mesmo em processos de RH interno a orientação é sempre para entender o momento da empresa e qual profissional ela realmente precisa.
Quando e por que as empresas devem contratar a Virtú?
Bárbara: Quando necessitarem de suporte para encontrar profissionais estratégicos para seu negócio, ou seja, profissionais que vão contribuir para a transformação e crescimento daquela empresa, ajudá-la a alcançar seus objetivos. Empresas que precisam de uma inteligência de mercado dentro dos seus processos seletivos, para embasar as tomadas de decisão, como por exemplo, entender as práticas de mercado. Enfim, quando precisam de exatidão nos processos seletivos e eficiência na contratação, podem contar com a Virtú.
E as empresas escolhem a Virtú, dentre as outras consultorias de hunting, não só pelo trabalho preciso, mas porque vamos além de fazer processos seletivos, criamos relacionamentos e contribuímos para uma sociedade mais justa a partir do trabalho. Nosso objetivo é transformar a vida das pessoas por meio do trabalho. Seja com os profissionais que conectamos com as empresas, seja com nossos clientes tendo resultados melhores por conta dessas pessoas.