Como adotar práticas ESG pode ajudar o Employer Branding da sua empresa

Quando uma empresa implementa o ESG, ela é capaz de impactar positivamente todos os níveis da sociedade e contribuir diretamente para que as próximas gerações tenham qualidade de vida no futuro. E além disso, construir uma imagem sólida no mercado de trabalho além do Employer Branding, engajando, atraindo e retendo talentos. Em um mercado competitivo a gente sabe que essas três palavrinhas têm muito peso para uma empresa, por isso a Virtú decidiu destacar como o ESG e o Employer Branding se misturam e criam um caminho para o futuro. Vem com a gente!

O que é ESG

ESG, é um assunto que cada vez ganha mais espaço em empresas consolidadas, principalmente as do segmento de tecnologia. Trata-se de uma sigla para Environmental, Social and Governance e que também é conhecida pela sua tradução em português: ASG (Ambiental, Social e Governança); são práticas voltadas para o meio ambiente, posicionamento social e gestão de pessoas adotadas por empresas e com o objetivo de minimizar impactos ambientais e desenvolver práticas empresariais visando o contexto humano e fazendo a diferença na sociedade

Em sua esfera ambiental a empresa que adota essas práticas têm a preocupação em como utilizar seus recursos e materiais causando o mínimo possível de impacto no meio ambiente e reduzindo o consumo e a geração de resíduos. Desde ações mais básicas como a reutilização de materiais de escritórios, por exemplo, até empresas que investem ou optam por fontes de energia renováveis.

Já o social do ESG, foca no ser humano como o centro, sobre práticas que valorizam tanto as pessoas colaboradoras, clientes, fornecedores e a comunidade onde a empresa atua. Este formato busca valorizar principalmente as pessoas que atuam dentro da empresa criando uma cultura organizacional que promova um ambiente de trabalho diverso, seguro e acolhedor. Além de entender os impactos que seus serviços causam para a comunidade em que está inserida e, assim como no meio ambiente, impactar sua comunidade positivamente.

E a governança corporativa trata-se da liderança transparente de uma empresa, evitando conflitos de interesse e cuidando de questões ligadas ao combate de desvios institucionais, corrupção e assédios, por exemplo. A governança fortalece a empresa no mercado, inibe práticas ilegais e busca parceiros que estão alinhados com os ideais da empresa.

O que é employer branding e onde se encontra com as práticas ESG?

Em um cenário que se torna cada vez mais competitivo, construir uma boa imagem ajuda empresas de qualquer segmento a construir uma marca sólida. O employer branding é justamente o conjunto de técnicas e ferramentas para gerar essa percepção positiva sobre uma empresa no mercado de trabalho. Employer branding, que em tradução livre significa “marca empregadora”, é uma estratégia que tem como foco afirmar pontos positivos de uma organização para atrair e reter talentos. Quando é bem executado, as pessoas passam a perceber a empresa como um bom lugar para trabalhar, com valorização profissional e oportunidades para crescimento na carreira. E isso ajuda a atrair candidatos talentosos e engajar o time de colaboradores que já fazem parte da empresa, aumentando a produtividade e competitividade no mercado de trabalho.

Ok, mas o que isso tem haver com o ESG, já que um está voltado para questões sociais e outro para o marketing e branding da empresa? Bom, a grosso modo:  empresas que se dedicam a práticas ESG já tem boa parte de seu employer branding encaminhado, principalmente aquelas que se dedicam a trabalhar o social dentro de sua organização.

O social dentro do ESG se compromete em colocar as pessoas colaboradoras como o mais valioso recurso de uma empresa. Com essa gestão humanizada, atrair e reter talentos se torna uma tarefa um pouco mais leve, levando em consideração que este é um dos principais desafios das empresas de tecnologia, por exemplo. A qualidade de vida no ambiente de trabalho é um fator importante quando talentos buscam mudar de empresa ou recebem propostas de outras. Além das remunerações, benefícios que se preocupam com o bem-estar, saúde mental e flexibilidade são fatores para se reter ou atrair pessoas disputadas pelo mercado, e com as práticas ESG essa é uma realidade dentro da empresa. Também há o fato de que grandes talentos preferem trabalhar em empresas que são mais inclusivas, sustentáveis e igualitárias.

Mas não pense que é só com as pessoas colaboradoras que o ESG e o Employer Branding se conectam. Há uma percepção positiva também por parte dos consumidores, que se preocupam principalmente com questões ambientais e tendem a se sentirem mais confortáveis consumindo produtos ou serviços de empresas comprometidas com o meio ambiente e com a comunidade em que estão inseridas.

ESG e seus impactos no futuro do mercado de trabalho

Várias empresas de grande porte já adotam práticas ESG, e com um mundo cada vez mais preocupado com o futuro e em como estamos utilizando nossa força de trabalho e recursos naturais, é cada vez mais necessário que empresas de todos os segmentos e tamanhos tenha seus objetivos alinhados e uma cultura organizacional que condiz com essas práticas.

As práticas ESG não devem ser vistas como algo em que só empresas grandes e do segmento de tecnologia devam adotar, principalmente quando falamos do social. As pessoas buscam cada vez mais um ambiente de trabalho humanizado, que promovam segurança psicológica e bem estar. Ignorar o ESG atrapalha o desenvolvimento de uma empresa, estagnando-a em um modelo de trabalho que vai fazendo cada vez menos sentido em nosso mundo.

Os impactos, para além de um employer branding bem construído e sólido, leva os colaboradores, consumidores e empresas a terem um olhar mais preocupado com o meio ambiente e a sociedade, promovendo mudanças significativas para um futuro melhor. A Virtú tem como um de seus pilares a formação de times que estejam alinhados com todo o conceito de ESG, ajudando a sua empresa a desenvolver essas estratégias e conscientizando para um caminho que visa a diversidade e um olhar atento para o impacto social.

E aí? Vamos construir um melhor futuro para o mercado de trabalho juntes?

Para melhorias de performance

Gestão de Processos

• Desenvolvimento de habilidades socioemocionais;
• Desenvolvimento de competências;
• Avaliação de desempenho;
• Treinamentos e workshops;
• Preparação para formação de times diversos.

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