Gerente de Projetos, a pessoa essencial para o sucesso de sua empresa

Muitas empresas iniciam e finalizam projetos frustradas com o resultado, isto pode acontecer por diversos fatores que poderiam ser evitados apenas com uma boa gestão destes projetos. Por isso, uma profissão que tem sido muito demandada é a de Gerente de Projetos. A pessoa que está nessa função é essencial para o sucesso do projeto e cada vez mais as empresas investem neste profissional, provando que é um ótimo custo-benefício, principalmente para as empresas de base tecnológica. Mas o que faz, e por que contratar uma pessoa Gerente de Projetos? A Virtú conta tudo que você precisa saber neste artigo.

O que faz uma pessoa Gerente de Projetos?

Gerenciar não é uma tarefa simples, a pessoa Gerente de Projetos tem várias funções diretamente relacionadas com o sucesso do projeto em que está trabalhando. Ela precisa ser uma pessoa multifacetada, pois irá atuar em todas as etapas do projeto, desde o planejamento até a finalização. Como um maestro, tem a função de direcionar e tomar decisões para que tudo e todos funcionem organicamente, e é grande responsável por ter todos os colaboradores executando suas funções de forma produtiva e otimizada.

Entre suas responsabilidades está a organização do projeto em que irá trabalhar, é a pessoa Gerente de Projetos que define, junto de sua equipe, o escopo de todo o projeto, decidindo as ferramentas e técnicas que serão utilizadas ao longo de todo o trabalho. É também quem distribui funções, com o objetivo de maximizar os conhecimentos e habilidades de cada colaborador pensando sempre na produtividade do trabalho. Além de construir e gerenciar a equipe, este profissional é responsável pelo monitoramento do projeto em que está a frente, é ele quem define prazos, métricas e documenta todas essas etapas e processos, o que o torna uma ponte de comunicação entre a equipe e a diretoria da empresa para a qual presta serviço. Mas suas funções não acabam por aí, a pessoa que é Gerente de Projetos também avalia os riscos e faz a gestão do budget disponível para o projeto, gerencia e otimiza os recursos financeiros, o tempo e administração do pessoal envolvido.

Uma pessoa nesta função, além de precisar ter habilidades de gestão, liderança e conhecimento de técnicas e ferramentas, também precisa ter desenvolvido em soft skills, principalmente aquelas que facilitam sua comunicação e interatividade com várias pessoas, pois, o Gerente de Projetos funciona como um agente de inspiração para sua equipe, ajudando as pessoas encontrarem o foco e atingirem os melhores resultados.

Porque as empresas precisam de gerentes de projetos?

Agora que você já sabe o que é um Gerente de Projetos é fácil imaginar os motivos deste profissional estar sendo cada vez mais procurado pelas empresas, principalmente as que estão no segmento da tecnologia. Ter uma pessoa nessa função é uma forma de se garantir o sucesso de seu projeto e isso é de grande importância para empresas, afinal, um projeto malsucedido é sinônimo principalmente de prejuízo financeiro.

Os projetos em que se há uma liderança e gerenciamento, não só do capital mas como da força de trabalho ali exercida, são propensos a atingirem o sucesso com muito mais facilidade. O Gerente de Projetos tem a experiência necessária não só para seguir as  ordens da diretoria, mas como para propor e expor ideias que levam a empresa ao sucesso. Além de ser a pessoa que vai motivar seu time e escutar as demandas de cada um, promovendo um ambiente que seja saudável e produtivo. Esta organização e orientação além de ser uma função que ajuda a ampliar a visão dentro do projeto, também não prejudica a criatividade e liberdade de cada um dos envolvidos, pelo contrário, deixa os funcionários menos sobrecarregados para executar suas funções com os direcionamentos da pessoa Gerente de Projetos.

Outra vantagem de se ter uma pessoa ocupando esse cargo é a responsabilidade de assegurar a entrega do projeto, um bom Gerente de Projetos trabalha estrategicamente, sabe lidar com as mudanças repentinas e desenha alternativas para possíveis problemas que aparecem ao longo do processo. Ter uma pessoa atuando como Gerente de Projetos é um custo benefício para as empresas, assegurando sua assertividade, poupando desgastes e problemas financeiros.

Como identificar um bom Gerente de Projetos?

Tendo em mente a importância deste cargo para o funcionamento e de um projeto, a escolha deste profissional deve ser feita minuciosamente, pois, é ela a responsável por etapas cruciais para o sucesso de um projeto. Como citado anteriormente neste artigo, um Gerente de Projetos precisa de um conjunto de habilidades para exercer suas funções. Entre essas habilidades estão a de comunicação, organização, interatividade, agilidade, liderança e gestão.

É importante ressaltar que não existe uma formação acadêmica para este cargo, uma pessoa GP pode vir de diversas áreas profissionais, mas existem sim capacitações e certificações essenciais para este trabalho. A certificação do Project Management Institute (PMI), é a mais conhecida para formar Gerentes de Projetos, trata-se de uma instituição internacional sem fins lucrativos criada para unir profissionais e empresas da área, e ela oferece 6 tipos de certificações para gerenciamento de projetos, são elas:

  • Certificação PMP – Profissional de Gerenciamento de Projetos
  • Certificação CAPM – Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos
  • Certificação PgMP – Profissional de Gerenciamento de Programas
  • Certificação PMI-SP – Profissional em Gerenciamento de Cronograma do PMI®
  • Certificação PMI-RMP – Profissional em Gerenciamento de Riscos do PMI®
  • Certificação PMI-ACP – Profissional Certificado em Métodos Ágeis do PMI®

Além destas certificações há uma maneira mais ágil e moderna de se tornar um bom Gerente de Projetos, este caminho é conhecido pelos métodos ágeis ou Agile, que são diferentes tipos de metodologias que buscam conduzir projetos de forma otimizada. Se baseia em um fluxo de trabalho mais flexível, ágil e sem muitos impedimentos e obstáculos. Buscar pessoas que tenham formação em metodologias ágeis é um ótimo caminho para ter um bom Gerente de Projetos atuando em sua empresa.

Para melhorias de performance

Gestão de Processos

• Desenvolvimento de habilidades socioemocionais;
• Desenvolvimento de competências;
• Avaliação de desempenho;
• Treinamentos e workshops;
• Preparação para formação de times diversos.

Iniciar conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá! 👋🏼
Caso tenha alguma dúvida, basta nos chamar aqui. 💬